header-photo

Informações sobre São Francisco do Conde

Contribuição fornecida por Francineide de Souza Batista, multiplicadora

sãofranciscodoconde (3)São Francisco do Conde integra a Região Metropolitana de Salvador. Limita-se com os municípios de Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Candeias, Salvador e as águas da Baía de Todos os Santos. Sua sede está situada ao nível do mar, com exceção de alguns pontos. A vila foi criada em 27 de novembro de 1697 e a elevação de vila a cidade ocorreu em 30 de março de 1938. Atualmente possui aproximadamente 25 mil habitantes, dos quais 60% vivem na Sede. Sua economia baseia-se na exploração e refino do petróleo e é um dos mais prósperos municípios da Bahia. Dentre os produtos agrícolas, destacam-se a cana-de-açúcar e o cacau.

sãofranciscodoconde (5) Além das belezas naturais, reforçadas pela exuberante presença da mata atlântica e pela majestade da Baía de Todos os Santos, o lugar detém rico patrimônio histórico e cultural – herança de um passado de lutas. A cidade é uma das mais bonitas do Recôncavo, com suas ladeiras e o casario que contrastam com a nova orla marítima, totalmente urbanizada – uma ótima opção para o turismo. São Francisco do Conde é uma cidade progressista, que guarda suas tradições de olho num futuro melhor para o seu povo.

Os atrativos turísticos

  • A Igreja de São Gonçalo, padroeiro da cidade, que tem sua festa em 28 de janeiro.
  • O Convento de Santo Antônio, por possuir valioso acervo artístico, entre telas, peças sacras, azulejos e outros.
  • A Igreja de Nossa Senhora do Monte.
  • As belas ilhas do Recôncavo, como a Ilha das Fontes, Bimbarra, Maria Guardia e Ilha do Pati, que permitem um passeio náutico, ecológico e deslumbrante.
  • A própria Baía de Todos os Santos.
  • As belíssimas paisagens de Santo Estêvão.

São Francisco do Conde tem também a riqueza cultural, que é mostrada pelas manifestações tradicionais:

  • A Festa de Reis
  • O bumba-meu-boi
  • A corrida de canoas
  • A lavagem das igrejas, em especial a da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia
  • A queima de Judas
  • O carnaval, com atrações tais como: o Lindro Amor, o capa bode, Menino de Lama e de Preto etc.
  • A festa junina

A culinária também é falada por muitos cantos da Bahia. São pratos deliciosos, preparados com dendê e tempero. Em São Francisco do Conde, tanto visitantes quanto moradores podem encontrar os mais incríveis frutos do mar, tais como peixes, siri-mole, sururu, lambreta e outras delícias que podem ser degustadas em vários restaurantes da localidade, que também fazem parte dos atrativos turísticos da cidade.

A Ilha de Cajaíba

sãofranciscodoconde (1) A Ilha de Cajaíba está localizada em uma área protegida do litoral norte do Brasil e é banhada pelas águas quentes do Atlântico Sul, onde um dos primeiros proprietários foi o Governador-Geral Mem de Sá. Ali estão guardadas muitas histórias de barões, majestades e mistérios. Em seus tempos áureos, o Engenho Cajaíba foi um dos mais prósperos do Recôncavo e muito contribuiu para o desenvolvimento econômico de São Francisco do Conde.

O Solar, ainda conservado, é um dos mais belos da Bahia e do Brasil, possuindo valioso acervo constituído por mobiliário, louças, porcelanas inglesas e cristais com o brasão do antigo Barão de Cajaíba.

0 comentários:

Postar um comentário